Resenha por: Elisabete Cristina

Título: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Páginas: 333
Editora: Arqueiro
Sinopse: Skoob


Meeus Deus, que livro surpreendente!! É um movimento de espionagem atrás do outro! O desenrolar do livro é maravilhoso, leve, e progride bem. O autor escreve muito bem, cheio de detalhes, coisas sucintas sobre a espionagem que são invisíveis aos olhos de pessoas leigas. Dominika é uma mulher incrivelmente determinada, e possui um “senso” um tanto incomum, algo como uma leitura de aura. Inicialmente, Dominika é “usada” por seu tio pra uma missão de sedução para um dos seus assassinos realizar a execução de um líder político chamado Ustinov. Com o sangue de Ustinov em si, e se sentindo traída pelo tio, (pois o mesmo disse apenas que ela deveria seduzi-lo para que ele dispensasse os seguranças), ela promete a si mesma que ainda haverá vingança. Depois disso, o tio passa a vê-la como uma ameaça ao seu segredo, pois esse assassinato foi muito encoberto. O tio a manda para a Escola de Pardais, onde seu aprendizado será voltado para técnicas de sedução, para seduzir novos espiões, contatos e informantes.
Em seguida ela é colocada no caso do americano Nathaniel Nash. Nash tem um informante Russo há muito tempo (assim como a Rússia conseguiu um bom informante americano), e Dominika é colocada nessa missão para extrair dele qualquer informação que possa ser usada para descobrir quem é o traidor Russo. Mas este jogo está muito além da simples sedução, Nash e Dominika passam a se ver com frequência e ele supre as necessidades dela, principalmente as emocionais, aquelas às quais os russos não dão a mínima. Dominika forma um vínculo que vai além da amizade com Nash, e ambos tentam arrancar informações um do outro. O jogo é árduo, competente, calculado, sensual, e aos poucos totalmente apaixonado e desesperado. Depois de um deslize da parte dos americanos superiores de Nash (e para desespero de Nash), Dominika acaba em mals lençóis, e vai para a prisão russa de Lefortovo (mais conhecida como a prisão da tortura), lá ela é literalmente torturada para que diga quem mais sabia da operação (queriam saber para quem ela contou, pois só ela e o chefe que tinham conhecimento) que seu chefe Volontov estava realizando. Após tempos de tortura e nenhuma confissão, resolvem soltá-la e coloca-la de volta em ação no caso Nash para que ela tente novamente obter informações dele.
Como Dominika obtinha resultados lentos mas progressivos, alguém da patente do tio resolveu interferir, mandando um assassino para pegar Nash. Mas as coisas não acontecem conforme os russos querem, e sim como Dominika quer. (Após a aparição do assassino, muitas outras coisas importantes acontecem, mas não posso falar senão será spoiler). Um livro cheio de altos e baixos, onde ambos informantes são descobertos, pessoas são usadas sem saber de nada, sem consentimento ou ciência de suas ações, pessoas são mortas sem quaisquer escrúpulos, segredos confidenciais de cada país vazam, onde confiança é coisa rara, carreiras políticas estão em jogo e um casal apaixonado enfrentam obstáculos para ficarem juntos... Será que esse casal irá conseguir?

Completamente cheio de surpresas, esse livro promete fazer vir à tona o espião que há em você!

Vale a pena!
Espero que gostem, boa leitura!


Deixe um comentário